Alargamento da rota do CHITA a partir de 15 de setembro

A partir do dia 15 de setembro, o serviço de transportes urbanos CHITA vai estender-se às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça.
Este projeto de mobilidade urbana resulta de uma parceria estratégica entre a Câmara Municipal de Alcobaça, a Rodoviária do Oeste e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM). A colaboração entre estas entidades, aliada ao trabalho conjunto com as juntas de freguesia, permitiu delinear percursos que aproximam pessoas, serviços e oportunidades, reforçando a coesão social e territorial do concelho.
Com esta ampliação, a rede do CHITA passa a integrar duas linhas:
- Linha Pedro – liga a cidade de Alcobaça às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Évora de Alcobaça e Maiorga, criando um eixo de mobilidade entre a cidade e as localidades vizinhas.
- Linha Inês – percorre o perímetro urbano da cidade de Alcobaça, iniciando-se no centro e passando por zonas residenciais, áreas comerciais, escolas, equipamentos culturais e serviços públicos. O percurso foi agora alargado, aumentando a maior cobertura, facilitando o quotidiano de centenas de utilizadores.
O alargamento da Rede de Transportes Urbanos de Alcobaça vem reforçar a mobilidade sustentável e inclusiva. Trata-se de um investimento que aproxima as pessoas do centro urbano, garante maior facilidade de acesso a serviços essenciais, comércio, educação, saúde e atividades de lazer, e contribui para a qualidade de vida no concelho.
Os veículos do CHITA são 100% elétricos, promovendo uma opção de transporte mais sustentável e amiga do ambiente, alinhada com os objetivos municipais e intermunicipais de redução da pegada carbónica. "Com este alargamento da rede CHITA, estamos a dar mais um passo para tornar Alcobaça um concelho mais próximo, sustentável e inclusivo. Queremos facilitar a vida das pessoas, garantir um transporte acessível e de qualidade e reforçar a ligação entre freguesias e cidade. Este é um investimento na mobilidade, mas sobretudo na qualidade de vida da nossa população", afirma Hermínio Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.
Passe M: mobilidade mais acessível
O Passe M é um passe intermunicipal que garante o acesso gratuito nos transportes urbanos de Alcobaça e nos restantes municípios da OesteCIM.
A adesão pode ser feita presencialmente em qualquer balcão da Rodoviária do Oeste. Para quem não aderir ao Passe M, o bilhete de bordo no CHITA tem o custo de apenas 1,20€.
Para os cidadãos que se deslocam regularmente até Lisboa, o Passe M contempla ainda uma modalidade alargada por apenas 40 euros mensais. Garantindo uma solução de mobilidade mais económica para trabalhadores, estudantes e famílias.
DESCARREGUE E CONSULTE OS HORÁRIOS EM BAIXO!